RESERVAS

História e Geografia da Ilha Terceira

foto_04
 

A Ilha Terceira deve o seu nome ao facto de ter sido a terceira ilha a ser descoberta, apesar de inicialmente se ter chamado Ilha de Jesus Cristo. A Terceira foi povoada por volta de 1450 por Jácome Bruges, de origem flamenga.

Devido à sua posição geográfica privilegiada, a ilha Terceira tornou-se um ponto de escala de rotas portuguesas no Atlântico, sendo que o papel da ilha como entreposto comercial foi reforçado no século XVII com a rota da Índia e o comércio de ouro mexicano e peruano que vinha nas armadas espanholas em direcção a Cadiz.

Nas Lutas Liberais, a ilha destacou-se no panorama político nacional, quando em 1829 impediu o desembarque dos Absolutistas na então Vila da Praia, tendo depois deste acontecimento vitorioso mudado o seu nome para Praia da Vitória.

Já no século XX foi construído nas Lajes, a 3 km da Praia da Vitória, a Base Aérea n.º 4 Norte Americana, um aeroporto de 3600 metros de comprimentos, o maior até então no arquipélago, servindo de aeroporto civil e militar. Até hoje mantêm essa função, sendo mais utilizado, por força de um acordo de cooperação, pelos Estados Unidos da América.

Quer aceder à versão otimizada para mobile?