RESERVAS

Passeios Pedestres da Ilha Terceira

foto_05
 

A Ilha Terceira tem cinco percursos pedestres assinalados: o Percurso da Serreta, dos Mistérios Negros, do Monte Brasil, das Relheiras de São Brás e Baías da Agualva.

» Percurso Pedestre da Serreta

Dificuldade: Média

Distância: 7 Km

Duração: 2h30m

Descrição: tem o seu início e fim na freguesia da Serreta e faz-se ao longo de um caminho, essencialmente, de terra batida que se vai estreitando, ladeado por uma flora endémica variada. Durante o percurso pode observar-se a pequena lagoa da Lagoinha, assim como a lindíssima Ribeira do Além.

 

» Trilho dos Mistérios Negros

Dificuldade: Difícil

Distância: 5 Km

Duração: 2h30m

Descrição: o percurso começa e termina nas proximidades da Gruta do Natal, junto à Lagoa do Negro. O trilho pedestre passa ao longo de uma mata de criptomérias, urze, cedro-do-mata, entre outra vegetação endémica. Há ainda possibilidade de observar a Lagoinha de Vale Fundo e a cratera do Pico do Gaspar.

 

» Percurso do Monte Brasil

Dificuldade: Fácil

Distância: 7,5 Km

Duração: 2h30m

Descrição: Este trilho começa e termina junto ao Parque do Relvão, oferecendo uma vista incomparável sobre a cidade e a baía de Angra do Heroísmo.

 

» Percurso das Relheiras de São Brás

Dificuldade: Fácil

Distância: 5 Km

Duração: 2h00m

Descrição: Este percurso é uma pequena rota circular, com início e fim no Parque de Merendas de São Brás. Durante este percurso pode identificar dois tipos de relheiras: umas estreitas e em forma de V e outras mais largas, mais profundas e planas.

 

» Percurso das Baías da Agualva

Dificuldade: Fácil

Distância: 4 Km

Duração: 2h00m

Descrição: Este percurso desenvolve-se entre a Agualva e as Quatro Ribeiras. Ao longo deste percurso pode observar, a Alagoa da Fajãzinha, a Ponta da Lagoa, a Ponta do Mistério (formada através da disjunção prismática), Caldeirão Grande (pequena e encaixada baía).

Para mais informações consulte aqui o site dos Trilhos dos Açores.

Quer aceder à versão otimizada para mobile?