RESERVAS

Pico

Elevando-se a 2.350 m, a Montanha da Ilha do Pico, foi eleita em 2010, uma das 7 Maravilhas de Portugal, e é o ponto mais alto de Portugal, atraindo montanhistas de todo o mundo. A Vila de Lajes do Pico, na costa sul, é o principal centro para observação de baleias da região.

A escassa distância do Faial e de São Jorge, a Paisagem das Vinhas da Ilha do Pico, obteve em 2004, a classificação de Património da Humanidade pela UNESCO, como reconhecimento do carácter único da mais singular das culturas dos Açores: vinhas integradas em chão de lava, enquadradas por apertadas paredes de pedra solta – chamadas curraletas -, que protegem do vento marítimo, mas deixam entrar o sol necessário à maturação. Vistas à distância, dão uma melhor ideia da dureza ancestral da vida dos homens desta terra.

Esta paisagem engloba os sítios do Lajido da Criação Velha e do Lajido de Santa Luzia. A diversidade da fauna e flora aqui presente está associada a uma abundância de espécies e comunidades endémicas, muito raras e com estatuto de proteção.


Quer aceder à versão otimizada para mobile?