RESERVAS

Terceira

A Ilha Terceira é a Ilha dos Açores com maior património histórico, uma vez que era aqui que aportavam as naus que atravessavam o Atlântico, cheias de ouro, prata, tecidos, pimenta e cravinho e outras preciosidades. Angra do Heroísmo era então um porto de passagem cosmopolita, o que se observa pela nobreza das fachadas das suas casas, o que veio a merecer pela UNESCO em 1983 a distinção de Cidade Património Mundial.

 

Para além de uma rica tradição histórica, a Ilha Terceira possui também uma riqueza natural arrebatadora, como a Caldeira de Guilherme Moniz, o Algar do Carvão, o Ilhéu das Cabras, a Grota do Medo, a Reserva do Monte Brasil, os Picos da Bagacina e do Cabrito ou as Doze Ribeiras. Para além de algumas praias bastante agradáveis, como a Praia da Vitória, a Ilha Terceira oferece várias zonas balneares que convidam a uma experiência agradável nas águas temperadas do Atlântico, entre as quais se destacam a Zona Balnear dos Biscoitos.

 

É também na Ilha Terceira que têm lugar várias manifestações populares que atraem açorianos de todas as outras Ilhas. Destas festas, as maiores serão as Festas Sanjoaninas, que têm lugar no centro de Angra do Heroísmo, seguidas pelas Festas da Praia da Vitória, no verão, e pelos Bailinhos, considerados “o maior festival de teatro popular da língua portuguesa”.

 

A Ilha Terceira é também conhecida pela sua rica tradição gastronómica, de onde se destacam a doçaria tradicional (a famosa Dona Amélia, por exemplo) e os pratos confeccionados à base de peixe ou carne, como a célebre Alcatra.

 

Ir à Ilha Terceira é conhecer uma parte importante da História dos Açores e de Portugal e ter a oportunidade de a sentir enquanto descobrimos todos os recantos e detalhes.
 
 
Conheça aqui as actividades na Terceira


Quer aceder à versão otimizada para mobile?